quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Café com livros e uma pitada de: Sara Reis [entrevista]

Sara Reis, autora de 'Bonebreaker' Parte I e II (livros publicados pela Chiado Editora) aceitou partilhar umas confidências com o blog Café com Livros 21... aqui fica a sua entrevista com um cheirinho a café...
 

Sara, és uma jovem autora e como tal ainda anónima para a grande maioria dos leitores. O que nos podes dizer sobre ti? (Idade. De onde és. O que fazes na vida.)

Nasci nos Açores, no entanto cresci em Leiria e tenho 21 anos. Neste momento trabalho em part-time numa loja. Sempre tive uma grande paixão pelas artes, especialmente pelos desenhos animados japoneses e também adoro animais.
 
 
 
 


Como ou quando reparaste que gostavas de escrever ou que a escrita fazia sentido para ti?

Comecei a escrever há uns 3 ou 4 anos. Costumava (e ainda o faço), desenhar bastante e um dia quis criar personagens da minha autoria. A partir daí desenvolvi as suas personalidades e a história foi-se compondo à medida que eu interligava as personagens.
Para mim, escrever é como sair deste mundo, posso criar, fazer o que eu quiser, e assim que me apercebi dessa liberdade pensei que fazia todo o sentido em continuar.  
 

Quais os teus géneros literários favoritos?
Adoro ficção, romance e thriller, especialmente quando têm personagens criadas pelo autor.


Costumas inspirar-te em quê, quando escreves?

A maioria das vezes basta-me ouvir um pouco de música. Sou fã dos Muse, Rammstein e Powerwolf, por vezes basta-me ouvir certas faixas, desenhar algumas personagens e começo a imaginar cenas que podem vir a ser inseridas na obra. Outro método alternativo e totalmente involuntário é o sonho. Muitas vezes me lembro de certas situações que sonhei e acabo por achar interessante trabalhar essa ideia. No entanto é muito raro fazê-lo.



Algum escritor/a ou autor/a que identifiques como ídolo?

Tenho dois escritores, principalmente, que adoro: Becca Fitzpatrick e Stephen King.


Sei que o desenho também faz parte das tuas paixões. Queres contar-nos mais sobre isso?

Desde pequena que via desenhos animados japoneses (conhecidos como anime), e despertou-me bastante o interesse porque ao contrário dos contos tradicionais para crianças, nem todas as histórias acabavam em “e viveram felizes para sempre”. A partir daí comecei a ser fã de certos personagens e sempre quis tentar desenhá-los. Um grande incentivo para mim, também, foi a minha irmã, que desenhava de vez em quando e eu costumava observá-la com bastante entusiasmo.  Na escola eu era o que se costuma chamar “cabeça no ar”, então enquanto os professores falavam e os meus colegas tiravam notas, eu desenhava nas páginas do fim do meu caderno. Não era apenas porque queria melhorar o meu desenho mas também porque, tal como a escrita, é uma forma de expressão que nos deixa fluir a criatividade. Para ser sincera, as personagens principais da minha obra foram desenhadas numa aula de história há alguns anos atrás.


Porquê a Chiado Editora?

Aconteceu por acaso, um dia, eu estava a navegar na internet e vi o anúncio da editora. Fiquei curiosa e fui pesquisando, vendo as obras editadas e a sua informação e achei que, sendo eu completamente desconhecida e nova neste ramo, não haveria nenhuma outra editora que me desse esta grande oportunidade. Assim, tentei a minha sorte.
 
 
 
Tencionas publicar mais algum livro? Tens ou estás envolvida em mais algum projecto de escrita? Podes adiantar alguma coisa?

Tenciono, sim, contudo eu sou bastante lenta a escrever, pois só escrevo quando estou totalmente inspirada, se não estiver nem vale a pena tentar. Eu tenho apenas mais 3 ideias e tenho a certeza de uma que quero mesmo escrever. Essa ideia, por acaso é baseada num sonho que tive e decidi desenvolver, mas ainda estou na parte de criação de personagens. A história será bastante diferente da “Bonebreaker”, a começar por não haver quaisquer criaturas lendárias e não ser, exactamente, um romance. Será maioritariamente dramático e misterioso.

A minha segunda ideia seria encarnar a personagem mencionada na minha obra “Bonebreaker” – Adalwolf Siegfried – o famoso pai de Hugo. Apesar de não ser muito falado nos livros, eu tenho a história de vida dele na minha cabeça e acho que será um tema que não sairá da minha mente até eu o escrever. No entanto Adalwolf viveu no período da segunda Guerra Mundial, e por isso requer que eu me empenhe e pesquise muito mais acerca do tema.

Por fim, tinha apenas uma vaga ideia de escrever algo que já toda a gente está farto: zombies. Soa estranho, mas eu gosto do tema, gosto de séries, filmes, videojogos com zombies, no entanto ainda não estou muito “vidrada” para escrever sobre isso.


E agora um pequeno desafio. Responde a primeira coisa que te vier à cabeça e não faças batota:

Se fosses um livro, qual serias? Hush Hush

Uma cor? Azul

Um animal? Cão

Um fruto? Banana

Filme preferido? O Túmulo Dos Pirilampos

Música Preferida? Starlight, dos Muse


Deixa uma mensagem aos teus fãs e futuros leitores:

Sorriam sempre e ergam a cabeça, tenham orgulho e confiança em vós mesmos e nunca desistam dos vossos sonhos. Se alguém disser que não são capazes, ignorem e continuem a lutar, pois quando realizarem os vossos sonhos vão ver que tudo valeu a pena.


Onde te podemos encontrar? E aos teus trabalhos, escritos e desenhos?

Podem encontrar-me em: http//:www.heartandbonebreaker.deviantart.com
Neste website costumo meter o design das personagens e mais informações sobre elas.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário