domingo, 10 de novembro de 2013

Café com livros e uma pitada de: L.C. Lavado [entrevista]


L.C. Lavado, uma das autoras portuguesas mais acarinhadas pelos leitores, autora do livro 'Inverno de Sombras', aceitou partilhar umas confidências com o Blog Café com Livros 21... aqui fica a sua entrevista com um cheirinho a café...

***



Para aqueles leitores mais distraídos o que nos podes contar sobre ti?

Sou uma escritora portuguesa (embora o meu livro esteja muitas vezes na secção dos autores estrangeiros). O meu género literário é uma combinação de mistério e fantasia urbana. Aventurei-me no mundo da publicação como escritora independente e hoje estou com a editora Marcador que publicou em Portugal o meu último livro “Inverno de Sombras”.






Como ou quando reparaste que gostavas de escrever ou que a escrita fazia sentido para ti?

Quando comecei a escrever o meu primeiro livro. Houve de imediato algo que me fez sentir confortável em frente ao computador, com o Word aberto e o som do teclado à velocidade das palavras. Apesar de todas as dificuldades de escrever um primeiro livro, a descoberta tornou-se um vício. 



Quais os teus géneros literários favoritos?

Como leitora, as biografias são o que mais prazer me dá ler.

Costumas inspirar-te em quê, quando escreves?

Cada livro tem a sua própria ‘história por detrás da história’. No caso do ‘Inverso’ foi um nome que ouvi na livraria. Para o ‘Inverno de Sombras’ foi Lisboa e o meu encanto pela cidade. Quanto ao ‘Diabo dos Anjos’ foi amizade e um amor de infância.




Algum escritor/a ou autor/a que identifiques como ídolo?

Jack Kerouac e Henry Miller são os meus ídolos.








Liliana toda a gente já ouviu falar de ti, principalmente depois do teu grande livro ‘Inverno de Sombras’ ter chegado ao mercado livreiro através da Marcador. No entanto já te tinhas aventurado em auto publicação, tanto com este livro como com o Inverso. Queres falar um pouco sobre estes dois tipos de edição?

Acredito que a auto-publicação é hoje a melhor forma que um jovem escritor tem para construir uma ‘carta de apresentação’ ao submeter o seu trabalho a editoras. É um processo longo e muito trabalhoso. O escritor tem de ser bem mais do que escritor e aventurar-se em pequenas tarefas de marketing, design e publicidade para chegar aos leitores. Mas no final, vale a pena. São dois tipos de publicação que se complementam.






‘Fantasmas de Pedra’ é o livro que se segue na série Hekat. O que podes adiantar aos teus fãs e fies seguidores? 

A história no ‘Fantasmas de Pedra’ terá essencialmente duas partes. A primeira, levará os leitores de volta ao mesmo universo temporal de ‘Inverno de Sombras’ e a procura da Caixa, mas desta vez na perspectiva do Claude e da Andrea que vão desvendar ainda mais segredos sobre a trama. Na segunda parte, teremos a sequela da história com o Danton e a Isadora a aprenderem a construir o seu ‘viveram felizes para sempre’ e o Claude e a Andrea em busca do seu destino.







Além desta série, sabemos que tens mais projectos em mãos. Alguma coisa que possas dizer sobre isso?

Existem sim outros projectos numa vertente que foge à Fantasia Urbana e que por isso exigem uma abordagem diferente da que tenho tido até agora. São livros que terão leitores com perfil literário mais voltado para o realismo contemporâneo.






E agora um pequeno desafio. Responde a primeira coisa que te vier à cabeça e não faças batota: 

Passear os cães. (é o que tenho de fazer já a seguir)

Se fosses um livro, qual serias? ‘Marley & Eu’ de John Grogan

Uma cor? Preto.

Um animal? Girafa.

Um fruto? Figo.

Filme preferido? Vanilla Sky.

Música Preferida? ‘Red’ de Daniel Merriweather



Deixa uma mensagem aos teus fãs e futuros leitores:

Divirtam-se com as vossas leituras! Se um livro não vos faz querer ir para a cama mais cedo só para poder lê-lo, é porque não é o livro certo. Procurem sempre o livro que vos fala ao coração.

Onde te podemos encontrar? E aos teus livros? 


Quanto aos livros: o ‘Inverno de Sombras’ está à venda em qualquer grande livraria e superfícies comerciais; o ‘Inverso’ está disponível na Amazon (tanto  na versão papel como ebook). 

Sem comentários:

Enviar um comentário